segunda-feira, 13 de maio de 2013

"PESO"


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vós aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11 28-30

Penso que um número bem significativo de pessoas deva conhecer estes versículos. Eles são bem difundidos em evangelização comunicando o alivio, a entrega, e o descanso...
Mas o que chama minha atenção neste texto da Palavra de Deus é que Ele se refere ao fardo como sendo algo leve! 

Bem, o significado de fardo é peso!
A palavra fardo se traduz por:  o que é pesado de suportar.
Portanto como uma carga pode ser leve?
A Palavra de Deus é encantadora, ela quebra toda regra humanamente pré estabelecida, ela destrói nomenclaturas, brinca com as palavras e nos reduz ao que somos; ignorantes quando se refere ao Criador de todas as coisas! 
Simplesmente porque com o Senhor não somos nós que suportamos, mas Ele em nós. Fica simples de entender quando lembramos do que o Apostolo Paulo diz em Gálatas 2 19-20

"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Com Cristo o fardo é leve, o jugo é suave porque dele é a direção e nós não seremos conduzidos atados como animais, muito embora neste texto especificamente o sentido de "jugo" se deriva da palavra Grega "Zugós" que traduz balança (entre o certo e o errado) e não "jugo" do Hebraico "Motah" que significa ligadura.

Portanto, sem relativizar a Palavra de Deus eu diria que quando o jugo é "humano" somos como animais, o que se aplicaria ao texto qualquer um dos dois significados!

Mas, o que verdadeiramente importa é reconhecer que somos incapazes de conduzir nossas vidas sem Jesus.
Ninguém é tão auto-suficiente sendo criatura esquecendo do seu Criador.

MM
Maio/2013           

Nenhum comentário:

Postar um comentário