domingo, 9 de janeiro de 2011

DEPENDÊNCIA

Existe uma certa dificuldade em escrever sobre "dependência" por ser um tema que visto por certos aspectos, não parece muito motivador, principalmente no momento em que o individualismo impera. Mas é justamente o aspecto oposto que eu tento descrever.
O prisma que mostra o quanto a dependência nos torna fortes.
Creio que esta é a maior luta que enfrenta o povo de Deus.
Vejamos, depender significa antes de tudo acreditar.
E é claro que a dependência a que me refiro é a de Deus!
Dependência tem como sinônimo, subordinação e sujeição.
Na verdade os estudiosos falharam por não incluir, fé. Ou talvez a falha esteja no fato deles não conhecerem a Deus.
Imagine Moisés diante do Mar Vermelho, com todo aquele povo esperando dele uma atitude, uma solução, depender sem antes acreditar? Garanto, não ia acontecer! 
O povo de Israel poderia até não crer, mas era com Moisés que Deus tinha um relacionamento e dependia da fé dele, para que o Senhor agisse. 
Para ficar na dependência do acontecimento, ele primeiro acreditou que Deus faria . E fez!
Difícil, não é?
Mas não são todas as pessoas que são escolhidas para depender de Deus. Os critérios eu desconheço. Mas sei que à quem Deus designa esta missão, desenvolve, a partir da sujeição e da confiança, um grande amadurecimento Espiritual e quanto mais as circunstâncias dizem não, mais a certeza do agir de Deus, diz sim!
Pessoas que vivem na dependência de Deus alimentam sua fé na própria dependência e na concretização dos fatos que o faz um dependente.
Consegue entender? Parece um jogo de palavras. 
Mas garanto, é bem mais fácil viver.
Isso é só relacionamento com Deus.
E é quando vemos as negras nuvens, que também contemplamos as chuvas de bençãos do Senhor. 
E também é, quando vemos o Mar, na sua imensidão como um problema sem limites, que encontramos no nosso impossível, as possibilidades de Deus.
Que Deus em sua infinita misericórdia aumente o nosso nível de dependência para que venhamos a ter, a nossa fé digna de um relacionamento Divinal.


"... aprendi a viver contente em toda e qualquer situação."    (Fp 4.11)"